domingo, 25 de outubro de 2009

Cartas para Andrómeda



Querida Tia,


Cheguei bem, e estou confortavelmente instalado numa casa tipicamente humana. A aterragem foi bastante complicada, mas tudo se resolveu. Finalmente tenho algum tempo para lhe escrever, apesar de estar bastante ocupado com o Curso.

Gostava tanto que aqui estivesse! Tenho a certeza que ia adorar os terráqueos. São criaturas fascinantes. Tinha lido muito sobre eles, mas não o suficiente para me preparar para um choque tão grande. Tia, imagine só: têm dois olhos! Não estou a brincar, é verdade! Ao que parece os seus olhos são umas bolas brancas cheias de pus, com a qual observam o mundo. Parece que também vêem cores e texturas e todas essas coisas, mas captar radiações não é com eles. É engraçado vê-los de tão perto, com todas as suas limitações físicas e mesmo assim tão felizes!

Eu explico-lhe, Tia: os terráqueos, quando estão felizes, dobram os músculos de uma coisa chamada “boca”, que é um buraco por onde falam, comem e vomitam. Se o fazem tudo ao mesmo tempo é uma boa pergunta, tenho de colocar esta questão ao meu professor de Cultura Humana. De qualquer forma, quando estão felizes, os terráqueos dobram a boca e esticam-lhe os cantos, e a isso se chama sorriso. Pelo que me explicaram é um bom sinal, se sorrirem para nós. A sua boca tem uma forma estranha e é cor de rosa. Parece um daqueles ghljkos, que lhe estão sempre a entrar no estábulo e a assustar os animais!

De qualquer forma os terráqueos sorriem bastantes vezes, por tudo e por nada. Têm uma coisa ridícula chamada televisão, que parece uma fgnjta só que com uma janelinha à frente e sem os cheiros todos. É como estar a ver para dentro de um aquário. Os humanos sorriem imenso com essa coisa da televisão, e passam horas agarrados àquilo. Como ainda estou com algumas dificuldades em Linguagem Humana, ainda não consigo traduzir grande parte do que dizem. Basicamente falam muito dos políticos, que são os seus governantes. Ora aí está mais uma coisa engraçada!

Sabe, tia, os terráqueos têm uma forma de governo estranhíssima. Primeiro todos os humanos, durante um dia inteiro, vão votar. Ao votar, estão a dizer a um papelinho qual o governante que querem. No entanto, ao que já consegui perceber, não só ganham sempre os mesmos como ganham sempre aqueles que os terráqueos parecem gostar menos. Assim, há vários nomes para os governantes: político, primeiro ministro, ladrões, e outro que não me lembro. No entanto isto é estranho, porque segundo o meu Dicionário de Linguagem terráquea, “ladrão” significa uma coisa totalmente diferente. Aliás, é um conceito que eu não consigo perceber. Ao que parece, os terráqueos tiram as coisas uns dos outros, e o que tira a coisa chama-se ladrão. Então um governante tira coisas aos humanos? Tenho de perguntar ao professor de Cultura Humana.

Bem, mas não cheguei a descrever os terráqueos. De certeza que a tia já viu imagens deles, com aquelas pernas estranhíssimas que se dobram e uma coisa esquisita com tentáculos na ponta com que agarram nas coisas. Mas há uma coisa ainda mais estranha: sabe, tia, aqui os humanos dividem-se em dois grupos principais: os homens e as mulheres. O meu professor de Cultura Humana explicou-me que um homem e uma mulher têm de acasalar para ter uma criança, e esperar 9 meses enquanto a criança é feita. E pior, a criança é feita dentro da barriga da mulher! Perguntei ao professor onde estavam os pântanos para o acasalamento, mas ele riu-se e explicou-me que os terráqueos acasalam preferencialmente na cama, que é um sítio mole onde dormem, ou então nos carros ou nas festas com muito álcool. Imagine, tia, acasalar no mesmo sítio que dorme! É de loucos!

Para além disso (estudei hoje em Cultura Humana, por isso está fresco na memória), os humanos têm um acasalamento estranhíssimo: o homem tem de fazer todo o tipo de favores à mulher, como levá-la a alimentar-se a um local especial ou dar-lhe flores (que são uns paus verdes com cores na ponta horríveis, e que deitam um pó chamado pólen que me faz alergias). Depois, a mulher tem de aceitar o homem e deixá-lo entrar em sua casa. Aí, o homem e a mulher tiram a roupa (ainda não lhe contem que os terráqueos andam sempre fardados? É estranho, porque nunca nenhum terráqueo mostra ao outro como é na realidade, e se um terráqueo tem de se despir à frente do outro é motivo de vergonha; a não ser para acasalar). Depois de tirarem a roupa, deitam-se na cama (a tal coisa mole onde dormem e acasalam) e começam a agarrar-se. Há uma reacção química qualquer, que faz com que uma parte do homem se comece a entusiasmar. A isto chamamos “erecção”. Essa parte do homem é estranhamente parecida com o nosso ghfjy. Está a ver, tia? Aquele que o nosso vizinho tem, e que no mês passado lhe furou o telhado porque estava zangado? É tal e qual.

Depois, o ghfjy do homem entra num buraco que a mulher tem, e eles começam a gritar. Abrem a boca, e em vez de sorrir berram que se fartam. O nosso professor mostrou-nos um filme chamado “Noite Escaldante Parte I” que ilustrava aquilo na perfeição. Espero que possamos ver os outros filmes da mesma série, porque foi muito interessante.

Depois da gritaria, o homem solta um pus horrendo para dentro do buraco da mulher, e ficam os dois a dormir juntos. No dia seguinte a mulher está grávida, o que significa que se não tomar um comprimido azul vai ter uma cria dali a nove meses. O nosso professor explicou-nos que é nesta fase que o homem pode casar-se com a mulher, que é uma forma de união entre eles para poderem pagar menos aos governantes, ou então fugir para outra cidade.


Portanto, imagine estar encostada ao tio durante uns 10 minutos e depois esperar nove meses por UMA cria. Uma! Como é que os terráqueos conseguem aguentar-se a ter crias de 9 em 9 meses? O professor de Cultura Humana explicou-nos que isto pode ser-nos estranho, mas que realmente eles cá não têm nem os pântanos nem os wrgh, pelo que assim não podem ter logo 20 crias como nós. É uma daquelas limitações biológicas estranhas, os terráqueos estão cheios delas. Outra coisa engraçada: sabia que as crias quando nascem não conseguem nem falar, nem andar, e que se der com a cabeça de uma cria na esquina de um armário ela pode morrer? Com tanto tempo de gestação seria de esperar uma cria mais resistente, mas é assim.

Eu perguntei ao meu professor como raio podiam ter sobrevivido os terráqueos durante estes anos todos sem terem muitas crias, e tendo crias tão fracas. Ele respondem que os humanos são muito protectores em relação às suas crias, e que sentem amor por elas. Eu perguntei-lhe o que é isso do amor, e ele explicou-me que é um conceito muito difícil de definir porque é um sentimento. Isso é matéria para a próxima aula, por isso logo se vê. Pode ser que lhe fale nisso noutra altura!

Como vai a quinta? De certeza que os campos estão lindos à medida que os frklyhj vão florescendo. Tenho muitas saudades de a ver, a si e aos animais. O Fglh já saiu de dentro do ovo? Mal posso esperar por vê-lo cuspir fogo finalmente!

Mando notícias em breve,
Sobrinho

.

Sem comentários: