quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Bíblico Cantinho - A Torre de Babel

E depois do impressionante Dilúvio, com o qual Deus afogou todos os bebés recém-nascidos que, de certezinha, iam ser uns pecadores do pior, os descendentes de Noé espalharam-se sobre a terra. Como na altura o incesto era ainda a forma mais rápida de fazer meninos, não tardou até que a população mundial atingisse um número impressionante. Como coelhos.

Sendo assim, um grande grupo de homens fixou-se numa grande planície, e tiveram uma ideia. Numa das suas pausas para o chá, entre caçadas, um dos homens teve uma ideia.

- E se a gente fizesse tijolos de argila, e os secássemos ao sol até serem rijos o suficiente para serem utilizados para construir… coisas?

Todos os homens olharam para o Homem dos Tijolos, e acenaram afirmativamente: “Sim Senhor, este tipo é esperto”

Dos céus soltou-se um clamor glorioso, e Deus abriu caminho por entre as nuvens e desceu sobre os seus filhos:

- Alguém invocou o meu nome? – perguntou, a sua voz uma multiplicação de trovões a longa distância.

Os homens continuaram a beber chá, e olharam uns para os outros.

- Nem por isso, Senhor – disse um dos homens.

Houve um silêncio constrangedor, como se Deus tivesse acabado de entrar numa festa para a qual não tinha sido convidado.

- Ok, então. Ei, tu, nada de pensar nessas coisas – disse Deus, apontando para um homem gordo. O Homem Gordo corou abundantemente, e bebericou o chá, envergonhado.

- Sendo assim… Portem-se bem – disse Deus, antes de regressar ao Paraíso com toda a sua Omnipotente Magnitude.

O Homem dos Tijolos lá foi buscar argila, moldou-a em forma de paralelepípedo e colocou-a ao sol. Espero. E não é que resultou?

- Fantástico! Podemos agora construir casas! Hospitais! Escolas! Muralhas, para nos protegermos dos animais selvagens! Um altar, para honrar o nosso Deus!

Um dos outros homens interrompeu-o.

- Ou então podemos construir uma torre tão alta, mas tão alta, que chegue ao Céu!

Os homens acenaram afirmativamente, com toda a convicção. “Sim sim, excelente ideia”.

- Não foi por causa de uma coisa parecida que o Adão e Eva foram expulsos do Paraíso? – perguntou o Homem do Tijolo.

- Não sei do que estás a falar.

- Eles também tiveram essa ideia de se aproximarem mais de Deus, e de darem mais importância ao seu orgulho pessoal do que à privacidade divina, e olha no que deu…

- Pois a mim parece-me uma ideia óptima. Aliás, já que vivemos no meio de um deserto, onde a caça não é abundante e não há água com que refrescar as bocas secas dos nossos filhos, acho que construir uma torre só mesmo pela piada de chegar ao Céu é um passatempo digno e imprescindível!

Todos os homens concordaram, pois o argumento não tinha uma única falha lógica.

Assim foi. Começaram a construir a torre, empilhando tijolo a tijolo. Como todos falavam a mesma língua, o seu entendimento era imediato. Todos os engenheiros especializados em estruturas trabalhavam afincadamente com os arquitectos e pedreiros, assim como com os designers de interiores, para planificarem e executarem a torre perfeita.

Passaram-se meses, e a torre ia crescendo. Entretanto Deus passou por ali, e viu a construção da torre. E disse:

- Querem chegar a Mim através de uma construção de pedra? Querem tocar no Céu assim, sem mais nem menos? O que vocês mereciam era que eu vos obrigasse a fugir desta terra, para sempre, sem nunca mais voltarem. Ups, já fiz isso uma vez. Não, o que vocês mereciam era que eu fizesse chover, e vos afogasse todos de uma vez para não ter que andar para aqui a ensinar-vos como ser boas pessoas… Hum, isso também já fiz. Desta vez podia mandar a torre abaixo, e esmagar-vos por entre os escombros. Até era bonito, como metáfora, mas os vossos filhos todos iam crescer na mesma e continuar a pecar desenfreadamente, e a minha vida não é andar a educar-vos. Pois bem. Hoje sinto-me óptimo. O Anjo Gabriel faz anos, está um lindo dia de Sol, e não sei porquê acordei bem disposto. Vou luxar-vos as comunicações, que é mais divertido. Uns ficam a falar russo, outros francês, outros marroquino. Oh Gabriel, anda ver isto, que giro!

E assim foi. Com um toque de indicador, Deus fez descer a sua Omnipotência dos Céus, e todos os homens da Terra (não só os que estavam a construir a torre, mas sim todos mesmos, que é mais democrático) passaram a falar línguas diferentes. De um segundo para o outro Deus, que não está para perder tempo a ensinar coisas difíceis como “Não deves tentar ser como eu” ou “Deves respeitar o próximo”, idealizou e colocou dentro das cabeças daqueles homens centenas de dialectos, gramáticas e léxicos diferentes, distintos em fonética e alfabeto.

O Arquitecto, que falava bielorrusso, não se conseguiu entender com o canalizador, que falava ucraniano, nem com o arquitecto, que era surdo; e a confusão instalou-se. A torre não veio abaixo, mas por lá ficou por construir. O Anjo Gabriel, por seu lado, adorava partidas originais; teve o melhor aniversário de sempre.

.

Sem comentários: