quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Uma homenagem a sério

O Facebook veio simplificar uma série de coisas que já toda a gente sabe quais são; mas uma dessas simplificações quase nunca recebe comentários.

Com o Facebook, tornou-se extremamente simples fazer as coisas que antes exigiam qualquer tipo de trabalho ou esforço, como dar os parabéns à família e amigos (é só deixar um comentário no “mural”) ou, sei lá, homenagear alguém. Graças ao Facebook, tudo o que temos de fazer é clicar num botão que diz “Join group” ou “Like” e pronto, está homenageado. O nosso apoio, de alguma forma, fica registado; apesar de não haver, do ponto de vista real, qualquer homenagem ou apoio material ou palpável.

No grupo em questão, uma comentadora diz até, cito,

Tive o previlégio de ter sido amiga virtual de ANTÓNIO FEIO,um homem que lutou com todas as suas forças até ao fim,o meu pesar para toda a sua familia e amigos.BRAVO ANTÓNIO!NUNCA SERÁS ESQUECIDO,DESCANSA EM PAZ.

Reparem nas maiúsculas, que servem, em linguagem de Internet, para mostrar como a pessoa está mesmo muito emocionada e a falar a sério. O “privilégio” de ser amiga virtual. Lindo!

Quando uma demonstração de afecto humano e de homenagem sentida é um clique de um botão, não há forma de defender seriamente que as redes sociais aproximam as pessoas; pelo contrário, plastificam o contacto humano.

.

Sem comentários: