quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Smith e as Sereias - episódio 22

- … ço – disse eu – Uou, o que foi isto?

- Também senti. Foi como se deixasse de existir durante 48 horas – disse Namor.

- Fiquei mal disposta – resmungou Lilith.

- Vamos ver Poseidon, então? – insistiu Jack.

Fomos mesmo. Poseidon estava sentado no seu enorme trono, de pernas esticadas pelo chão e com um livro aberto em cima da barriga chamado “As Sete Leis da Auto-confiança – Como sentir-se maravilhoso mesmo quando tem todas as razões para se sentir miserável”, de uma tal Dra. Eneidra ou que é. Quando entrámos, Poseidon pousou o livro e saudou-nos.

- Meus caros! Aproximem-se, por favor. Tenho óptimas notícias para vocês.

- Encontrou a Rose! – exclamou Jack.

- Ainda não, mas estamos num bom caminho. Smith, meu caro, tal como lhe prometi: terá um escritório maior, a que chamaremos Departamento de Relações Diplomáticas e Resolução de Conflitos Extra-Aquáticos e Extra-Oceânicos.

- Isso não terá uma sigla, para facilitar? – perguntei. Poseidon pensou por momentos.

- DRDRCEAEC.

- Oh meu deus.

- Foi o nome que encontrei para melhor definir as tuas funções.

- E que é isso de resolução de conflitos?

- Só para o caso de haver alguma questão que envolva seres enviado a outro oceano ou a outro país, para resolver algum problema de política externa.

- Então porque não chamar ao departamento qualquer coisa como Relações Internacionais? – sugeriu Namor.

- Ou Departamento de Relações Internacionais, Aquáticas e Extra-Oceânicas – sugeriu Jack.

- Departamento de Relacionamentos Intra e Extra Aquático-Oceânicos – experimentava Poseidon.

- Departamento de Relações, Resolução de Conflitos e Diplomacia Generalizada de Relações e Resoluções Extra Supra Inter Aquáticas – disse um gordíssimo atum, assistente de Poseidon.

- Prefiro Departamento de Relações Extra-Aquáticas, para simplificar – pedi eu. O atum pareceu destroçado por a sua sugestão ter sido ignorada.

- Concordo – disse Poseidon – Falemos de coisas práticas. A tua primeira missão como chefe do departamento será ir com o teu amigo Jack e com a tripulação de que necessitares encontrar a tal Rose.

- Poseidon… - Jack começou a choramingar – Obrigado… Nem sei como lhe agradecer!

- Agradece a Smith e à sua chantagem desavergonhada – respondeu Poseidon – que, aliás, é importante referir. Smith, sei que não foste tu quem fez a denúncia anónima aos jornais, o que demonstra da tua parte um corajoso e, devo dizer, surpreendente cumprimento da palavra de honra. E mesmo que tivesses sido tu o desbocado, tudo seria pelo melhor. Este escândalo fez-me enfrentar como nunca o meu verdadeiro eu, e compreender que estava na altura de mudar a minha vida. Considera, portanto, as nossas boas relações mais do que retomadas. E desculpa aquilo de te ter acertado com o tridente na barriga.

- Ora essa – respondi. Estava surpreendido. Poseidon parecia confiante, determinado, corajoso. Não devia vir ali uma boa coisa.

- E essa viagem, para quando é? – perguntou Jack, entusiasmado.

- No próximo episódio! – anunciou o atum.

- Chega de referências aos episódios, caramba – disse Poseidon – Nós aqui com piadas e nem cheguei a contar-vos o melhor. Apresento-vos o vosso companheiro de viagem.

Poseidon apontou para um canto do salão. Uma figura alta, esguia e com um longo casaco elegante deu uns passos em frente e olhou para nós. Tinha umas longas barbas, um olhar perfurante e uma pele escura. Era monhé.

- Este – anunciou Poseidon – É o Capitão Nemo.

- Boas tardes a todos – disse o monhé, com uma curta vénia.

- Ele vai ser o vosso, er, motorista.

Capitão Nemo soltou uma tosse formal.

- Ele é um génio científico, e protagonista de um livro famoso sobre viagens sub-aquáticas.

- O único Nemo que eu conheço é o peixe – disse o atum – o do filme.

- As pessoas confundem-me muitas vezes com ele – murmurou Nemo – Por causa das barbatanas. E das riscas.

- E, claro, será o vosso bem-humorado companheiro de viagem – disse Poseidon. O Capitão permaneceu quieto.

- Capitão, muito obrigado por esta oportunidade – disse Jack.

- Posso garantir-lhe que vamos encontrar a sua noiva – disse o Capitão Nemo - Aliás, eu até nem tenho nada melhor com que me preocupar.

- O Capitão Nemo aceitou em levar-vos na vossa viagem, bem como a um máximo de duas pessoas para vos ajudar.

- Está-se mesmo a ver quem vamos convidar – comentei eu com um sorriso.

- Gostaria muito que a Lilith e a Ariel fossem connosco, Rei Poseidon – disse Jack.

- Vocês os quatro dão-se muito bem – disse Poseidon.

- É verdade.

- Smith, pode ser que o casamento sempre ande para a frente!

- Quando partimos? – perguntou Jack.

- Amanhã de manhã – anunciou o Capitão Nemo – Espero-vos, a vós e às vossas aparentemente imprescindíveis companheiras de viagem, à entrada do Palácio. O Nautilus estará à vossa espera.

- Quem é esse? – perguntei.

- É um tipo de molusco, seu burro – disse o atum, a rir da minha burrice.

- É o meu submarino – rosnou o Capitão. O atum calou-se e percebeu finalmente que estava a mais.

- Hoje à noite faremos uma festa de despedida – anunciou Poseidon – Amanhã iniciarão a vossa viagem para o desconhecido e, claro está, assim que encontrarem a Rose serão bem-vindos de volta ao palácio.

- Muito obrigado – agradeceu Jack.

- Tem alguma fotografia ou registo em desenho da sua noiva que nos possa auxiliar na busca? – perguntou o Capitão.

Jack corou um pouco. Eu também. Lembrei-me do desenho, o motivo pelo qual fora esmurrado por Jack.

- Quanto a isso não se preocupe Capitão – disse Jack – até porque lhe garanto que assim que vir a minha amada a reconhecerei nesse mesmo momento.


Todas as Terças e Quartas, novos episódios de Smith e as Sereias.

Sem comentários: