quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Eu (não) votei no australiano

A Wikileaks veio, acha ela, salvar o planeta. Podemos agora estar mais descansados com a eficácia da democracia quando um australiano de 39 anos se auto-intitula como paladino da liberdade de expressão, e faz carreira a revelar informações confidenciais como a revista Maria revela os próximos episódios das novelas da TVI. O que interessa se estes confrontos diplomáticos poderão destruir sensíveis equilíbrios entre os países, e quem sabe trazer problemas práticos e perigosos? Claro que é justo roubar material classificado do Governo, porque isso sim é transparência democrática. E o que interessa é que um australiano de 39 anos e o seu site se sentem no direito de revelar informação secreta dos maiores governos justamente eleitos pelas populações. Para defender a democracia, estão a ver?

2 comentários:

Julia disse...

o problema e que os governos especialmente o americano anda a fazer o que nao devia porque nao foi para isso que foi eleito. e, percebendo que os documentos nao deviam ser revelados porque podem causar conflitos entre os paises, ha que entender que esses conflitos nao existiriam se os governos nao tivessem feito coisas que nao deviam.

claro que a publicaçao de uma lista de locais que nao podem ser atacados sem causar estragos no sistema americano e mundial é totalmente idiota e inconsequente, mas os voos da cia terem sido autorizados é, alem de anti etico, completamente irresponsavel anti constitucional e ilegal muito provavelmente. alem do que, é uma coisa so feita porque ninguem iria saber, supostamente.

portanto, a clareza da democracia e sim necessaria, porque o governo nao foi eleito para decidir como e que vai ganhar dinheiro a custa dos direitos humanos, a questao e que ha coisas que ninguem devia ter acesso e se alguem tem é uma chatisse.

Agora a serio imagina que alguem descobre qualquer coisa pior que voos da cia e bases americanas. ha dois problemas, primeiro e que se alguem descobre documentos do pais mais paranoico do mundo com a segurança e porque ela nao e assim tao boa ( e agora vao fazer o que? por chips nas pessoas?) e depois e quem e que vai saber do que "nao devia" ou devia por ser um cidadao que nao elege governos para eles inventarem guerras.

Agora a serio claro que todos os governos fazem alguma coisa que nao deviam (porque o ser humano é estupido e egoista por natureza) mas qual e a diferença entre coisas parvas (como dizer que o cavaco esforça-se mas nao faz nada) e coisas mais serias? E ja agora qual e a linha que marca a clareza da democracia e a colocaçao de um pais em conflitos porque fez o que todos os outros fazem que e proteger os interesses de quem governa?

Anónimo disse...

Devias tomar um bocadinho mais de cuidado quando fazes um paralelismo entre "a revista Maria" que "revela os próximos episódios das novelas da TVI." e "um australiano de 39 anos" que "faz carreira a revelar informações confidenciais".

Informações tais como: um video no qual se mostram soldados americanos abatendo civis, entre os quais 2 repórteres inocentes, ah mas é verdade, é uma guerra! Danos colaterais... não há como evitar.

Divulgaram-se também documentos que lançam duvidas acerca de situações que se dizem ter ateado essa mesma guerra.

Cuidado, só porque é grave.

"Mais que amor, dinheiro, fé, fama e justiça, dêem-me a verdade." - Henry David Thoreau.