domingo, 7 de agosto de 2011

Samora 39


- Se Deus existe ele não pode ser bom. É tão simples como isso. Estabeleça-me a definição mais comum: um tipo paternal e controlador, que cria o Universo, o pôr-do-sol e as leucemias. Que dizer de tamanha trapalhada? Que é a de um incompetente. Ah! Mas dir-me-á: o homem é superpotente. Pode tudo; pois então se pode tudo, pode também compreender que fez asneira. Mas não se desculpa. Nem perde tempo a querer corrigir-se. Em vez disso culpa-nos a nós, e manda-nos para uma fornalha ou promete-nos virgens. Como posso vergar-me sob um altar, e pôr-me de joelhos a dizer ladainhas ainda que belíssimas, e elogiar um incompetente? Que as vítimas das suas desgraças divinas o sigam como a um marido abusador até compreendo; é essa a natureza humana dos mais fracos. Eu, que me considero moderadamente inteligente, sinto asco.  

Sem comentários: